EU... Eu, eu mesmo... Eu, cheia de todos os cansaços, Quantos o mundo pode dar. — Eu... Afinal tudo, porque tudo é eu, E até as estrelas, ao que parece, Me saíram da algibeira para deslumbrar crianças... Que crianças não sei... Eu... Imperfeita? Incógnita? Divina? Não sei... Eu... Tive um passado? Sem dúvida... Tenho um presente? Sem dúvida... Terei um futuro? Sem dúvida... A vida que pare de aqui a pouco... Mas eu, eu... Eu sou eu, Eu fico eu, Eu... (Fernando Pessoa)

17 de novembro de 2008

Continuo sendo: Metal, Raio, Relâmpago e Trovão !!!


Românticos são loucos


Românticos são loucos, querem ser o outro, pensam que o outro é o paraíso. Vander Lee tem razão. É uma espécie em extinção, que ama sem vergonha e sem juízo. Romântico cria coincidências. Tive um namorado que fazia aniversário um dia e um mês antes do meu. A gente achava isso um sinal de que nascemos um pro outro. “Um dia e um mês é muita coincidência!”, suspirávamos. Coincidência maior foi acabarmos tudo no mês do meu aniversário, sem suspiros, só com um coincidente alívio no ar.

Mas como controlar o romantismo de um pisciano? Todo pisciano sofre com beijo de novela. Se não gosta de novelas, como eu, sofre com música. Eu sofro horrores com música. Uma que tá me cortando os pulsos é a do Ira, que diz: “Eu vou tentar fazer você feliz, nem que seja pela última vez”. Imagino o cara tentando, lutando, sem desistir...Eu torço por ele, tadinho. Tenta, meu filho, tenta...

Tem outra que parece escolher quando tô dirigindo pra sair na FM. Quando sai, eu e todos os motoristas próximos a mim sofremos juntos, porque esqueço que tô dirigindo e fico num ziguezague, seguindo a emoção da voz da Gal Costa. “Sexo e luz” é chumbinho em forma de música. Ouça isto: “Quando o sol abaixou num dia tão monótono, a paixão me deixou atônito. Me tirou da rotina e num momento único, alterou meu destino de súbito. Aí, saí do vale do meu tormento. E fui cair no lago do teu amor; Ali, aliviei todo o meu sofrimento”...

O efeito disso num romântico é fechar o olho e partir pra bater o carro, sem se importar com o prejuízo. É. Romântico tem síndrome de rico. Não se importa com contas a pagar, salário atrasado, nada desses assuntos práticos e sem emoção.

Mas, falando friamente (se é que um romântico consegue ser frio), é saudável ser romântico? É bom acreditar em coincidências sugestionadas?

Conheço gente dessa espécie que se esconde debaixo da cama até secar a última gota de sangue e vinho e gente comum que substitui uma paixão por outra e outra e outra, sem se envolver. Não vejo paz em nenhum dos dois tipos. Acho que tem excesso em ambos. Romântico demais duplica o que foi dito pela metade. O de menos, corta pela metade a possibilidade de ser dito. Estão entre a ilusão e o medo. A lupa e a miopia.

Então, me diga: é melhor viver com ilusão ou com medo?

Ouvi de um palestrante espírita que se você se desiludiu, é porque se iludiu. E ele concluiu, perguntando o óbvio: quem mandou se iludir? Aquilo me indignou, pois romântico se ilude é mesmo. Mas quem mandou? Quem disse que era pra se iludir? Me deu vontade de gritar do meio do auditório pra esse palestrante pseudo-seguro de si: - Ei, você, com essa sua vida tão certinha e sem graça, nunca se desiludiu não? Não sabe o que é sonhar não? Ô vida besta, a sua!. Mas o auditório tinha 500 pessoas e não tive a ilusão de que fariam coro pra mim, pois romântico enrustido nunca confessa que é romântico. Teme que formem sua imagem de alguém frágil, ingênuo. Engoli a seco, mas aquela pergunta ficou ecoando na minha mente iludida: quem mandou se iludir?

O consolo é que eu e Lulu Santos não somos os últimos românticos. Nos litorais deste Oceano Atlântico existem Vander Lee, piscianos, aquarianos, geminianos... É uma turma de desvairados que recebe a lua cheia com uma surpresa tão grande, como se não fosse certa sua aparição todo mês. Que sente o peito esquentar ou a pele arrepiar ao ver o nome da pessoa chamando no celular; que sente o dia ganhar um ritmo diferente diante de uma declaração inesperada...É disso que sobrevive o romântico. Do que quase ninguém prestou atenção...Há quem diga que viver sem isso é viver sem sofrer. Eu sigo achando que viver com isso é que é viver.


Liliane Moreira



Sexo e luz


Quando o Sol
Abaixou
Num dia tão monótono,
A paixão
Me deixou
Atônito.

Me tirou
Da rotina,
E num momento único,
Alterou
Meu destino
De súbito.

Aí,
Saí do vale do meu tormento,
E fui
Cair no lago do teu amor;
Ali,
Aliviei todo o meu sofrimento,
E ui,
Me vi gemendo de prazer que nem de dor.

Enfim, lancei
De mim um grito;
E em ti, fui um
Com o infinito.

E no céu
Do meu eu,
No íntimo, no âmago,
Acendeu
Um límpido
Relâmpago.

No ápice,
Em átimos
Que pareceram séculos,
Eu me banhei
E me lavei
Em sexo e luz.

Então,
Além do monte, além do horizonte,
Oh sim,
Além do mundo, além da razão,
Oh não,
Bebi do poço sem fundo, da fonte
Sem fim,
O poço do desejo, a fonte da paixão.

Enfim, lancei
De mim um grito;
E em ti, fui um
Com o infinito.


Lokua Kanza - Carlos Rennó

Nenhum comentário:

"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..." Catetano Veloso

"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..." Catetano Veloso

Musica em minha vida para tocar a tua!

"A vida:... uma aventura obscena de tão lúcida..." Hilda Hist

"És um dos deuses mais lindos...Tempo tempo tempo tempo..." Caetano Veloso

"SOU METAL, RAIO, RELÂMPAGO E TROVÃO..." Renato Russo

"SOU METAL, RAIO, RELÂMPAGO E TROVÃO..." Renato Russo
RAINHA VICTORIA CATHARINA

"De seguir o viajante pousou no telhado, exausta, a lua." Yeda P. Bernis

"Falo a língua dos loucos, porque não conheço a mórbida coerência dos lúcidos" Fernando Veríssimo

"O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós."